Foodos
A short, one-line introduction to the customer story
Industry
Direct to Consumer Retail
Location
London, UK
Employees
128 Employees

“Overall, the switch to Webflow has put us on the map and opened doors to opportunities.”

Introduce the customer and how they achieved success with your product.
2º Encontro do CNE Lab (Prática Contratual e Societária)
Caso de Estudo: Vesting/Opção de Compra

Os sócios da FOODos, uma startup de Big Data Analytics, procuram o seu escritório com a seguinte situação:

1) A sociedade possui 3 sócios: João (20%), Pedro (40%) e Maria (40%). Pedro e João são administradores da Startup e recebem pró-labore pela atividade exercida.

 

2) João, insatisfeito com o seu pró-labore, coloca em pauta o aumento dos seus benefícios para que possa seguir na sociedade. Maria e Pedro concordam em oferecer a João um aumento de 4% na sua participação societária, e ele poderá exercer o direito de exercício de forma gradativa.

 

3) Ainda, a startup está precisando de um especialista de modelagem estatística para exercer funções específicas e importantes na empresa. Os sócios, então, decidiram admitir um novo sócio para exercer essa função tão importante. Eles receberam uma indicação para o cargo, contudo, apesar de terem gostado do especialista, não sentiram confiança.

 

4) A startup possui alguns desenvolvedores contratados. Ficou a cargo de dois desenvolvedores CLT a programação de um app Android e um iOS para rastreamento, sendo que em 4 anos todo o código deve estar pronto. A startup, apesar de ter o anseio de pagar um salário acima do piso, ainda está em bootstrapping. Além do mais, não possuem confiança para oferecerem participação aos desenvolvedores, além, claro, da evidente pulverização do capital.

 

5) Enfim, a FOODos Startup tem um term sheet assinado com a XPTO S.A., que formalizou o interesse em comprar a startup por R$ 30 milhões em3 anos, caso entendam que, ao final deste prazo, o negócio seja viável. A XPTO deixou acordado no term sheet fará uma due diligence algumas condições e uma delas é que, para que a compra seja realizada, não pode existir pendências em relação ao comprometimento de captable da Startup.

Considerando essas situações, planeje caminhos viáveis que atendam às necessidades da FOODos Startup, considerando:

a) Em quais das situações o vesting é indicado? E em qual documento cada vesting poderá ser formalizado? (análise de gatilhos, cash-in/cash out, etc.)

b) Se a Startup quiser colocar uma pessoa estratégica para atuar no dia a dia da empresa, sem que essa pessoa seja sócia, sem exclusividade e com eventual equity %, como formalizar essa situação?

c) Qual é o melhor momento de exercício do vesting para cada caso?

d) É interessante para a startup que o term sheet seja vinculante (binding)ou que seja não vinculante (non binding)?

164%
Increase in organic traffic
20x
More monthly visitors to product pages
3x
faster to build sites